Quem deseja ter o cabelo liso com certeza já ouviu falar (ou até já experimentou) a famosa escova progressiva. Com a promessa de tirar o volume e alinhar os fios, o procedimento virou queridinho entre diversas mulheres, que acabaram encontrando uma saída para ter uma rotina mais prática e os cabelos mais bonitos.

Muitas pessoas me perguntam sobre possíveis danos da progressiva e a verdade é que, assim como qualquer processo químico, este procedimento também pode danificar o cabelo se não for feito com cautela e acompanhado por uma boa manutenção.  😉

Sua duração nos cabelos também funciona da mesma forma: o procedimento pode se manter por até três meses, mas dependerá de muita disciplina e alguns cuidados essenciais no pós-tratamento. Para ajudar vocês a garantirem fios lisos por mais tempo e manter o cabelo bonito depois de uma progressiva, reuní alguns cuidados importantíssimos! Vamos lá?

blog-jan-3-1

A HORA DE LAVAR

Geralmente, o efeito da progressiva resiste a umas 30 ou 40 lavagens. Portanto, se lavar o cabelo todo dia é possível que o procedimento dure um pouco menos que o esperado. O ideal é alternar os dias de lavagem e evitar o uso de shampoo antirresíduos, que pode acelerar a retirada do produto dos fios. Hoje existem no mercado diversas opções de produtos específicos para fios com progressiva, que prometem reparação do fio e efeito liso.

Outra dica que amo dar às minhas clientes é que usem shampoos para cabelos coloridos: eles criam uma película protetora no fio, mantendo a progressiva por mais tempo. 😉

blog-jan-3-2

A HORA DE SECAR

Essa vale para todos os tipos de cabelo, mas faz ainda mais diferença nos fios com progressiva: antes de desembaraçar os cabelos e usar secador, aposte no leave-in sem enxágue e com proteção térmica. Lembre-se que o cabelo passou por um procedimento químico, então precisa de proteção máxima! Usar finalizadores de efeito liso também ajuda a prolongar o resultado.

blog-jan-3-3

O DIA A DIA

Aqui entram aqueles cuidados básicos, mas que fazem toda a diferença: evite prender os fios com elásticos por muito tempo ou torcê-los após o banho, para evitar a quebra. Sempre que for pentear os fios molhados, use pentes de dentes largos, para evitar a quebra do fio fragilizado.

Deu vontade de colorir os cabelos ou fazer outro procedimento químico por cima? Converse muito com o seu cabeleireiro e respeite um intervalo de pelo menos 15 dias entre um procedimento e outro, ok?

Por último, quem vai curtir o verão precisa lembrar sempre: cloro e água do mar são vilões da progressiva e podem acabar com seu efeito rapidinho, pois abrem a cutícula do fio. Mas claro que ninguém precisa passar vontade: depois de um mergulho, enxágue bem o cabelo em água mineral e pronto. 🙂

blog-jan-3-4

TRATAMENTOS

O fio com progressiva pode ficar bastante fragilizado, então precisará de tratamentos poderosos. As cauterizações são perfeitas neste caso, pois ajudam a fechar a cutícula dos cabelos, mantendo a escova por mais tempo.  E para manter o cabelo sempre bonito e com movimento, vire melhor amiga das hidratações: são o elemento-chave de qualquer cabelo bonito e bem cuidado. J

 

Um beijo,
WN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *