As temidas pontas duplas são um dos principais sintomas do cabelo danificado. Elas acontecem quando as camadas do fio desgastado e sensível passam a se abrir pelo comprimento, causando aquele efeito de “fio dividido”. Quando são muitas, elas sinalizam que o cabelo precisa de cuidados urgentes!
Hoje em dia, com tantas agressões externas e uso de química, é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha sofrido com pontas duplas, não é? Mas a boa notícia é que, com os cuidados certos, dá sim para tratar as pontas existentes e evitar que novas apareçam. Ou seja, nada de desespero, queridas!!
Como tratar
Para recuperar as pontas danificadas e conseguir cabelos mais fortes, um bom caminho é postar em tratamentos de reposição de nutrientes, como cauterização ou queratinização, que além de fechar as cutículas, irão melhorar o aspecto dos fios.
Se estiver precisando de uma solução de emergência, uma boa dica é recorrer aos óleos de tratamento, reparadores de pontas e silicones, que foram uma película ao redor do fio e unem as pontas temporariamente. Porém, atenção: esses produtos só resolvem o problema a curto prazo.
Em último caso, se as pontas estiverem realmente castigadas, aí não tem jeito, querida. O jeito será aparar o cabelo e trata-lo regularmente para que novas não apareçam. Começar com o cabelo inteirinho saudável pode ser um ótimo incentivo 😉
Como evitar
Sempre digo para minhas clientes que a melhor maneira de evitar as pontas duplas é no dia a dia. Alguns hábitos e cuidados devem ser incorporados à nossa rotina para minimizar as agressões aos cabelos e ajudar para que ele cresça saudável.
Nunca esquecer de fazer hidratações frequentes, tanto em casa quanto no salão; manter alimentação rica em nutrientes; evitar lavar o cabelo com água muito quente; protegê-los do sol e do calor com produtos termoativos são alguns dos passos básicos para se conseguir cabelos cada vez mais lindos!
Cuide direitinho do seu cabelo e acompanhe as dicas em minha fan page e Instagram. Em pouco tempo, as pontas duplas estarão bem longe!
Beijos,
WN